Quer saber como fazer declaração anual MEI? Então veio ao lugar certo, os empreendedores que estão cadastrados na categoria MEI (Micro Empreendedor Individual) têm até o dia 31 de maio para fazer a entrega da declaração anual. 

Esse procedimento mesmo sendo simples e prático de ser feito, é comum que muitas pessoas ainda perguntem com ele deve ser feito. A boa notícia para você é que ele pode ser feito na sua própria casa de forma online.

A declaração anual MEI é conhecida pela Sigla DASN-SIMEI (Declaração Anual do Microempreendedor Individual – Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais de Tributos do Simples Nacional para Microempreendedores Individuais). 

Esse nome por ser grande demais parece ser complexo, mas ele existe com objetivo de facilitar a vida dos empreendedores.

O mapa do seu negócio: Como empreender no rumo certo.

O que é a declaração anual MEI

Ele á um tipo de prestação de contas que o MEI deve fazer à Receita Federal. Esse procedimento é tão importante quanto à declaração do imposto de renda que é feito pela as Pessoas Físicas.

Essas pessoas Jurídicas caracterizadas como Micro Empreendedor Individual devem anualmente declarar o seu faturamento. 

A realização deste procedimento é realizada pela internet através do Portal do Empreendedor. Ele é o mesmo site que você usa para se cadastrar como Microempreendedor Individual e para pagar o recolhimento mensal.

Passos para fazer a Declaração anual MEI

 A declaração do MEI pode ser realizada a partir do dia 02 de Janeiro até o prazo final.  O Microempreendedor Individual precisa informar para a Receita Federal o total de sua Receita Bruta Anual, referente ao ano anterior, no nosso caso o ano é 2019. 

O valor deve ser tudo o que foi apurado através de vendas de mercadorias ou de prestação de serviços com nota fiscal ou sem. Depois disso, some todos os valores referentes a cada mês. Essa soma vai ajudar na hora de fazer a declaração.

Ads: Veja mais dicas de investimentos, negócios e empreendedorismo.

Agora observe o passo a passo para fazer a declaração.

1º Passo: Acesse o Portal do Empreendedor e, escolha a opção já sou MEI que fica lado direito da tela. Depois disso, procure a opção “Serviços”, em seguida “Faça sua declaração anual de faturamento” e por fim, “Enviar Declaração”.

2º Passo: Na segunda etapa você precisa inserir o seu CNPJ conforme solicitado.

3º Passo: Nesta etapa existem duas opções que são: declaração “original” e a “Retificadora”. A primeira opção é que você vai usar para fazer a declaração. 

A segunda opção é para fazer alguma correção caso você tenha feito e enviado a declaração. 

Sabendo disso, agora escolha o ano referente que no caso é 2019, para fazer a sua declaração anual. 

4º Passo: Nesta etapa você precisa fazer o preenchimento do campo “Valor da Receita Bruta Total”, para informar qual foi o seu faturamento no ano anterior. 

Para fazer isso, o empreendedor deve somar o valor de todas as notas fiscais emitidas. Essa soma deve ser feita mês a mês.

5º Passo: Após fazer o preenchimento das informações no DASN-SIMEI, o empreendedor pode imprimir ou guardar uma cópia digital.  

Este documento será enviado para Receita Federal e você pode acessar o comprovante de entrega da Declaração Anual MEI.

Prazo final para entrega da Declaração anual MEI 

A Declaração é uma obrigação de todos os micros empreendedores desta modalidade, o prazo para entrega vai até as 23h59 dia 31 de Maio de 2020. 

Quem perder o prazo para entrega pode fazer a declaração normalmente seguindo os passos, mas haverá uma multa. Geralmente a multa é no valor de R$ 50% ou 2% ao mês-calendário. 

Portanto, para evitar problemas é importante fazer a sua declaração e entregar antes do prazo. 

Qualquer dificuldade procure um contador para realizar o procedimento para você.

Author