Muitas pessoas se perguntam para que servem as ferramentas SEO, mas se a sua ideia é melhorar o posicionamento do seu site, saiba que esse é o melhor caminho.

Na verdade, existem várias ferramentas e é justamente por isso que as pessoas ficam em dúvida sobre qual escolher. 

Mas independentemente de qual for a sua opção, todas elas ajudam a alcançar as primeiras posições nos mecanismos de pesquisa.

Para que você entenda melhor por que são importantes e tenha uma ideia melhor como funcionam, elaboramos esse artigo para facilitar a sua escolha.

Por que utilizar ferramentas SEO

Basicamente, as ferramentas SEO permitem avaliar uma série de critérios para posicionar melhor o seu site.

Uma das grandes vantagens é que você consegue ver os resultados rapidamente, além de fornecer um diagnóstico detalhado sobre cada ponto.

E através dessas ferramentas, é possível obter um relatório da sua página, como título, conteúdo, links internos e externos, etc.

A importância de utilizar essas ferramentas pode ser explicada em 3 números: 97% das experiências na web começam com um mecanismo de pesquisa, 60% dos cliques são nos três primeiros resultados e 75% dos usuários não passam da primeira página.

E o melhor de tudo é que, a maioria delas é gratuita. Só resta escolher qual se adapta melhor ao seu objetivo.

Conheça algumas ferramentas SEO que podem ajudar seu site

Agora que você já sabe a importância do SEO, o melhor a fazer é usar as ferramentas SEO para aumentar sua visibilidade e com isso, suas taxas de conversão.

Separamos aqui as principais:

1. Planejador de Palavras-chave – Keyword Planner

A primeira coisa que se pensa no momento de otimizar um site é a palavra-chave, pois é através dela que seu site é encontrado por seus potenciais clientes.

Essa ferramenta é gratuita, mas é necessário ter uma conta no Google Ads. Através dela, você consegue verificar o volume de palavras pesquisadas, assim como palavras-chave relacionadas.

É muito importante ficar atento também nos termos que as pessoas usam no momento de suas pesquisas, pois isso serve de base para você selecionar aquelas com maior alcance.

2. Google Trends

Essa também é uma das ferramentas SEO que avalia a palavra-chave. O que a diferencia da ferramenta acima  é que ela foca mais na segmentação de dados, como por exemplo, a localização do seu público.

Isso dá a possibilidade para que você direcione o seu site para uma audiência específica de uma determinada região.

Apenas lembrando que essa ferramenta também faz uma busca em relação ao volume de palavras-chave pesquisadas.

É totalmente gratuita e nem é preciso abrir uma conta no Google.

3. Google Analytics

Não há nada melhor do que o Google Analytics para avaliar o tráfego do seu site e coletar os dados para tomar as melhores decisões.

É uma ferramenta que fornece milhares de dados sobre o tráfego do seu site e sobre os usuários que o acessam. 

4. Ubersuggest

Com o Ubersuggest, você consegue ter uma noção um pouco mais detalhada:

  • Volume de busca;
  • Sugestão de palavras relacionadas;
  • Custo por clique;
  • Gráficos comparativos.

Também é uma ferramenta de acesso gratuito.

5. Google Search Console

O que essa ferramenta tem de diferente é que possibilita vincular seu site diretamente com o Google.

Dessa forma, você consegue ter acesso a uma série de informações, como problemas no carregamento, número de acessos, como está a navegação, etc.

Mesmo sendo gratuita, é uma das ferramentas SEO bem úteis, inclusive pelo fato de ser integrada ao Google Analytics.

Veja alguns benefícios que você pode ter:

  • Criar um conteúdo que é visualmente atraente nos resultados de pesquisa;
  • Evitar e resolver problemas de spams;
  • Descobrir quais conteúdos geram mais tráfego;
  • Verificar quais sites fazem links em direção ao seu.

6. SEMRush

O SEMRush é uma ferramenta que leva em consideração vários aspectos:

  • Páginas sem H1;
  • Links quebrados;
  • URL’s duplicadas;
  • Conteúdos duplicados.

Tudo isso ajuda a otimizar seu site, pois são dados muito importantes para serem avaliados principalmente para não sofrer qualquer tipo de penalização pelo Google.

7. Moz

É uma das ferramentas SEO usada em todo o mundo e não apenas faz a busca por palavras-chave relevantes, mas também analisa links internos e externos.

Existe uma versão gratuita, no entanto, você não terá acesso a todos os recursos. E nesse caso, recomenda-se aderir a um dos planos disponíveis.

Quais as vantagens de usar as ferramentas SEO

São inúmeras as vantagens, mas as principais são:

  • Trazer mais visibilidade para o seu site;
  • Ser encontrado facilmente por seu público-alvo;
  • Atrair potenciais clientes;
  • Gerar mais tráfego;
  • Melhorar a experiência do usuário;
  • Posicionar sua marca como referência no mercado;
  • Mais credibilidade e notoriedade;
  • Aumento das taxas de conversão, ou seja, mais vendas.

Como você viu, são inúmeras as vantagens ao aplicar corretamente essas ferramentas, mas se você ainda não se sente muito familiarizado, talvez uma ideia seria contratar uma agência de marketing digital.

Isso porque contam com profissionais que sabem usar todas essas ferramentas e escolher aquela que tem mais a ver com o que você deseja, que é tornar sua marca mais visível e aumentar suas taxas de conversão.

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