Investimentos ações 2020, ações na crise, arzz3, B3, Bolsa de Valores, canal de finanças, canal de investimentos, circuit breaker, como aprender a investir, como investir, como investir com pouco dinheiro, como investir em ações, como investir na bolsa, dividendos, Economia, Educação financeira, finanças pessoais, IBOVESPA, Investimentos, investir em ações, investir na bolsa de valores, investir na crise, melhores ações, melhores investimentos, o primo rico, thiago nigro, tipos de investimento Daniel Santos 0 Comentários
COMO INVESTIR BEM NA CRISE! | 4 passos para escolher BOAS empresas
Inscrições abertas para a Mentoria do Mil ao Milhão 4.0: https://r.oprimorico.com.br/facasuamatricula
– – – – – *ESSE VÍDEO NÃO É UMA RECOMENDAÇÃO DE INVESTIMENTO.*
COMO INVESTIR BEM NA CRISE! | 4 passos para escolher BOAS empresas
1) Baixo endividamento, principalmente de curto prazo
– A ideia é simples: empresas muito endividadas e com uma maior parte dessa dívida em curto prazo, tendem a sofrer muito mais com a crise.
– A divida bate na porta, a empresa tem que arranjar capital rápido, o que nem sempre é possível… enfim, empresas com esse perfil vão ter que ter um jogo de cintura muito maior que as outras.
E como faço pra saber isso? Indo no balanço patrimonial.
Total da dívida = soma de empréstimos e financiamentos do passivo circulante + soma de empréstimos e financiamentos do passivo não-circulante
Dívida de curto prazo = soma de empréstimos e financiamentos do passivo circulante.
Então, pra sabermos quantos % da dívida é de curto prazo, dividimos a dívida de curto prazo pelo total da dívida.
2) Empresas com um nível de caixa disponível considerado
– Uma das formas de verificar essa capacidade é pelo indicador que chamamos de DÍVIDA LIQUIDA.
OU seja, quanto de dívida ainda sobra da empresa descontando o seu caixa.
Perceba aqui, que o indicador desconta o caixa da dívida, e não o contrário. Por isso, quanto menor o número, MELHOR ele é.
E indo direto pra dívida liquida da Arezzo: -R$96.899.000
OU SEJA, apesar da dívida da Arezzo ser mais de 80% no curto prazo, a Arezzo tem caixa mais do que suficiente pra quitar essa dívida, já que ela tem 96 milhões a mais em caixa pra lidar com elas.
3) Empresas com fácil adaptação dos negócios pra internet
– Essa característica é menos quantitativa, e mais qualitativa.
– A ideia é olhar pro cenário atual, e vermos ele acontecendo na prática pras empresas.
– Existe uma diferença entre, por exemplo, uma magazine luiza, que tem um e-commerce já muito bem estruturado, do que pra uma como a Ecorodovias, que é uma empresa de concessões rodoviárias? EXISTE.
E, claro, isso não quer dizer que uma é melhor que a outra, mas o ponto é: essas empresas vão ser impactadas de formas diferentes na crise, e isso não só do ponto de vista da receita, mas do ponto de vista dos funcionários também: em um cenário de muito stress, lockdown, qual das duas será que terá maior capacidade de manter os seus funcionários em home-office, por exemplo?
Isso tem que ser levado em conta.
momento legal de falar dessa noticia do marketwatch:
4) Qualidade, não Potencial
– Com as quedas na crise, tudo aparenta estar muito barato.
– Mas, imaginando um cenário de stress, imagina que essa crise atual saia do corona vírus e se torna uma crise de recessão econômica.
– Nesses casos, é bem possível que então as empresas que tinham o seu valuation pautado no CRESCIMENTO, se tornem empresas não tão boas assim. Não porque vão quebrar, mas porque o valuation anterior precificava um crescimento que pode muito bem agora não ocorrer no futuro.
– Por conta disso, essa é a hora de trocarmos a nossa visão: não procurarmos por empresas com grande potencial de crescimento futuro, e os caçamba.
Agora, é hora de fazermos o simples: de procurar empresas de qualidade. De empresas que até pouco tempo atrás estavam muito bem precificadas, mas que caíram muito de preço.
E o que ver nessas empresas?
– P/L abaixo da média histórica;
– Um crescimento de lucratividade estável, com lucratividade recorrente;
– Um patamar bom de margem liquida;
– níveis de endividamento bons (como no item 1 e 2 desse guia);
– Um bom Market share, sendo uma empresa possivelmente já consolidada no setor;
– Atento também se a empresa pode ser inserida dentro do contexto “essencial” (produtora de alimentos, bancos, etc.)



Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.