Como GANHAR mais ACESSOS no blog – SEO para IMAGENS

Você sabe como ganhar mais acessos no blog? Então assiste esse vídeo que eu te mostro como aplicar SEO para imagens!

🎥 COMO FAZER PESQUISA DE PALAVRAS-CHAVE PARA SEO DE BLOGS: https://youtu.be/hOCw4fs21RE

📚 Teste seus conhecimentos em SEO e otimização de blogs com esse quiz: https://blogueirainteligente.com.br/qsm_quiz/desafio-seo-avalie-sua-habilidade-em-otimizar-blogs/

00:00 Introdução
00:38 SEO para imagens
00:44 O que é SEO?
01:04 Por que aplicar SEO em imagens?
01:32 Primeira técnica: renomear as imagens
03:19 Exemplo – Renomeando a imagem
03:59 Segunda técnica: Descrição alternativa da imagem
05:05 Como fazer a descrição alternativa da imagem
05:39 Exemplo – Descrição alternativa da imagem
06:36 Como otimizar o tamanho das suas imagens

Você sabe como pode ganhar mais acessos no blog aplicando técnicas de SEO. Mas o que muitos blogueiros esquecem é que as imagens também podem e devem ter técnicas de SEO aplicadas para ajudar no desempenho do post nos meios de buscas.

Caso você não saiba o que é SEO, essa é uma sigla para Search Engine Optimization. Em português: otimização para motores de busca. Que nada mais são do que técnicas que você pode aplicar no seu conteúdo para aumentar as chances de que ele apareça nos primeiros resultados das pesquisas.

E também existem técnicas que você deve aplicar nas suas imagens para ter resultados melhores. Então vamos falar quais são as técnicas para imagens!

A primeira delas você deve aplicar antes mesmo de fazer upload da imagem na plataforma do seu blog. E é renomear a imagem usando a palavra-chave.

Você não deve fazer upload de uma imagem chamada IMG001 ou DSC001… E nem mesmo 9832939283aaeikwe.jpg

Os mecanismos de pesquisa usam o nome da imagem como pista para entender sobre o que é aquela imagem. Então você deve renomear a sua imagem para algo que os ajude.

Para isso você adiciona a sua palavra chave ao nome da imagem e adiciona uma breve descrição do que é a imagem, dessa forma:

palavra-chave-descricao.jpg

Separando com hífens, nada de underline ou todas as palavras juntas.

Use a palavra chave, e algo que descreva a imagem.

Porém, o nome da imagem não é o único local de onde os mecanismos de pesquisa retiram “pistas” para entender sobre o que é essa imagem, e por tabela sobre o que é o seu conteúdo.

Existe um outro campo que também tem essa função, que em inglês a gente chama de “alt tag”. E em português ele é conhecido como “descrição alternativa”.

Essa descrição é aquela utilizada, por exemplo, quando o usuário tem um problema de visão e pede para o navegador ler o post em voz alta. O navegador não tem como “ler” uma imagem, então ele utiliza a “descrição alternativa” para… você acertou… descrever a imagem!

O google e o bing fazem a mesma coisa, eles não conseguem ver e interpretar a imagem, então eles usam a descrição alternativa para entender do que se trata.Por isso, é muito importante que você adicione a descrição alternativa nas suas imagens.

Você deve preencher essa descrição utilizando novamente a palavra-chave… Porém também descrevendo a imagem, afinal, esse campo é usado por quem realmente não consegue ver a imagem.

Eu sugiro sempre criar uma frase onde você consiga usar os dois, a descrição e a palavra-chave de maneira natural.

Um exemplo de um post sobre roteiro de viagens em londres é:

“Imagem do Big Ben, torre de relógio super famosa e que não pode faltar em um roteiro de Londres”.

Descrição da imagem, e palavra-chave, de maneira natural a ser lida pelo visitante.

E pronto!

Essas são as duas técnicas de SEO que você deve implementar nas suas imagens. Não demora nem um minuto, e pode fazer toda a diferença nos seus acessos orgânicos.

——

ASSISTA TAMBÉM:

– PERGUNTAS SOBRE BLOGS – Domínio, Google ADSENSE, afiliados e mais!: https://youtu.be/EuAy7j28icc

– Relatório de GANHOS com BLOG JUNHO 2023: https://youtu.be/VJDSCrndzyM

– Blog em VÁRIOS IDIOMAS usando o WPML (Configuração completa): https://youtu.be/SygimUFeff8

– COMO saber se o POST VAI DAR DINHEIRO!: https://youtu.be/0d11w7PgDAQ

——

Quem é Alyssa Prado, criadora do Blogueira Inteligente? Criei meu primeiro blog em 2003, lá quando blog ainda era “diário virtual”. O gosto pela coisa foi tanto, que eu aprendi webdesign e me formei em Ciências da Computação na faculdade. Em 2016, criei meu primeiro blog profissional e, com mais de 2.5 milhões de pageviews até hoje, consegui viver do meu blog. Aqui no Blogueira Inteligente eu quero te ensinar como fazer o mesmo. Esse é o canal para você se você quer aprender como criar um blog, como criar posts que vão atrair milhares de visitas, e como ganhar dinheiro com blog.

——

🌟 SIGA NO INSTAGRAM: https://instagram.com/blogueira.inteligente
🌟 JUNTE-SE AO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM: https://t.me/+kaLpNCxWcgI1ZDU0

Deixe um comentário