O Bitcoin é uma moeda digital que funciona como se fosse dinheiro físico, mas ela não possui nenhum banco ou órgão controlador central. O Bitcoin foi à primeira criptomoeda criada no mundo, ela surgiu no fim de 2008 foi criada por um programador ou grupo de programadores denominado de Satoshi Nakamoto.

No entanto, ela começou a funcionar em janeiro de 2009 quando surgiu a primeira rede blockchain, que é um sistema descentralizado que utiliza computadores para fazer a troca de informações. 

A primeira compra utilizando a criptomoeda aconteceu nos Estados Unidos, em 22 de maio de 2010, Laszlo Hanyecz e Jeremy Sturdivant, ambos programadores fizeram um pedido de duas pizzas que custavam US$ 41.

Ao invés de usar dólares para pagar, Hanyecs usou 10 mil bitcoins para a Sturdivante. Se esta compra se repetisse atualmente, as duas pizzas custariam cerca de U$ 65 milhões. 

Após dez anos da sua criação a moeda digital já passou por diversos altos e baixos, após ganhar fama mundialmente acabou sendo inspiração para criação de outras moedas virtuais.

No Japão, em abril de 2017 o uso desta moeda foi regulamentado e já possível realizar compras em diversos estabelecimentos.  Porém, em outros países o uso da moeda digital ainda é restrito.

No entanto, os especialistas da área acreditam no potencial das moedas digitais no futuro.

Ganhe 10 reais ao abrir a conta
Ganhe 10 reais ao abrir a conta

Como funciona o Bitcoin

Através da tecnologia da rede Blockchain é possível realizar transações financeiras de bitcoin seguras pela internet, sem precisar de auxílio de um intermediário para realizar a operação. 

Essa tecnologia tem como característica a sua estrutura descentralizada. A mesma transação financeira da moeda digital é verificada por diversos elementos do sistema, que são denominados com mineradores.

Os mineradores são computadores potentes que conseguem processar os dados que validam as transações bitcoins, isso quer dizer que a moeda é criada através de computadores.

Mesmo sendo criada desta forma e sem a intermediação de um banco alguns fatores são responsáveis por determinar o valor da moeda.

Como o valor criptomoeda é definido 

A moeda é criada de forma autônoma, isso quer dizer que não tem vinculo com governo ou instituições bancarias. No entanto, alguns fatores influenciam no seu valor. Observe abaixo quais são:

  • Oferta e procura

Quando a mineração da moeda é limitada a procura por ela aumenta e faz com que o valor da sua oferta seja maior.

  • Aceitação do mercado

A aceitação do mercado é um dos principais fatores que influencia no valor da moeda. Antes ela não era muito conhecida e utilizada. No entanto, nós últimos anos, cada vez mais ela vem sendo aceita em diversos meios de compras. 

Essa aceitação faz com que ela se popularize mais e com isso fique mais valorizada. 

  • A situação do mercado

Mesmo a moeda sendo independente de qualquer órgão, o seu valor também acaba sendo influenciado pela a situação do mercado financeiro.

Em momentos de crise o mercado sofre desvalorização diante de outras moedas, por exemplo, Dólar ou Euro e com isso, o Bitcoin também acaba sendo afeto pela a crise.

O que fala o especialista em criptomoeda? 

Segundo Fernando Ulrich, analista-chefe da XDEX a moeda deve crescer conforme a consolidação da internet. Mesmo cada vez mais conhecida, a moeda é um ativo que a procura limita-se a poucos investidores, muito em função do seu preço. 

No entanto, a criptomoeda está reservando oportunidades para as pessoas que desejam entendê-la, e ela tende a crescer de forma semelhante ao crescimento da internet em todo o mundo. Essa é a visão de Fernando Ulrich, especialista em moedas virtuais e blockchain. 

Ainda segundo o especialista, as pessoas que olharem para o Bitcoin com uma ótica financeira não podem ignorar suas particularidades. 

Como a moeda é algo novo, a volatilidade do preço é relevante. Além disso, é preciso entender que ela é um ativo como qualquer outro, mas com um risco maior. Por isso, é necessário entender que ela não deve ser aplicada com capital de curto prazo ou poupança já que não possui rendimento e o seu preço oscila.

Além disso, ainda segundo ele a moeda digital hoje em dia está um estágio semelhante à internet em 1995, quando ainda não existiam prévias de oportunidades que ela ofereceria em todo o mundo.

Naquela época, a internet se limitava apenas ao e-mail. Ela hoje em dia é fundamental para a economia. Ainda segundo as palavras de Fernando Ulrich, hoje em dia o Bitcoin é a peça que estava faltando. 

Atualmente as empresas que geram riqueza na era digital são o Google e o Facebook. A única coisa que faltava segundo o especialista, era uma moeda digital. 

Ulrich acredita que está moeda digital pode exercer um papel importante no futuro, talvez se ela tiver uma crescente adoção, mais liquidez entrando no sistema e mais pessoas percebendo esses atributos, completou o especialista.

Author