Menu fechado

Saia da poupança e invista no mercado de ações agora!

Saia da poupança e invista no mercado de ações agora!

O brasileiro tem um costume de guardar dinheiro na poupança como forma de investimento seguro. Se sobrar dinheiro no final do mês ele vai parar na poupança. 

No entanto, você sabia que ela não é um bom investimento? Na verdade não dá nem para considerar que a poupança é um investimento porque a sua rentabilidade é muito baixa em comparação com os outros tipos de investimentos. 

 É por este motivo que milhares de especialista da área de investimentos aconselham que você saia da poupança e invista no mercado de ações. Porque rentabilidade é maior.

Receba conteúdos exclusivos!

Artigos exclusivos no seu E-mail

Email field is required to subscribe..

Get Widget

O que é o mercado de ações?

É uma local onde são negociadas frações patrimoniais de empresas.  Para a maioria das pessoas parece ser complicado, mas não é. Para você entender é só observar as relações de compra e venda comuns do nosso dia a dia. 

Quando você quer comprar um produto para a sua casa.  É necessário ir ao mercado/loja e escolher o que está precisando para fazer a compra. 

O mercado ações funciona seguindo a mesma lógica. No entanto, ele não vende produtos, mas sim participações nas empresas, ou seja, as ações. 

Porém é importante destacar que nem todas as empresas estão fazendo parte desse mercado.  Porque para uma empresa vender ações, ela precisa primeiramente abri capital na Bolsa de valores. 

Isso é procedimento de formalização e a empresa precisa demonstrar que está adequada a vários requisitos exigidos pela B3 e também pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).


Como funciona o mercado de ações 

O mercado de ações aproxima as empresas que estão precisando de recursos para investir e crescer e também de pessoas que tem dinheiro e que querem fazê-lo render mais. 

Quem investe nas ações das empresas torna-se acionista e tem direito a receber bonificações, além de também poder vender os seus ativos quando quiser. O mercado de ações funciona com os seguintes investimentos:

  • Oferta Pública Inicial – IPO
  • Captação de Recursos – Mercado Primário 
  • Negociações entre investidores – mercado secundário 

Aprenda como calcular o dividend yield, clique aqui!

Investir em ações é uma forma de fazer o seu dinheiro render mais, porque a rentabilidade das ações são mais altas do que qualquer outro tipo de investimento como Tesouro Selic ou a própria poupança. 

Como investir no mercado de ações?


Para começar a investir em ações é mais simples do que você imagina. Para fazer isso você deve seguir os passos abaixo.

  • Abrir conta em uma corretora
  • Escolher suas ações
  • Realizar suas aplicações  

É simples comprar e vender ações no mercado. No entanto para comprar as ações e vender você precisa ter uma estratégia adequada como seu perfil de investimento. 

Além disso, e importante sem acompanhar a evolução das suas aplicações. 

Motivos para sair da poupança 

Saia da poupança e invista no mercado de ações agora! 2

A poupança possui rendimentos baixos porque ela rende apenas 70% da taxa Selic, que é a taxa básica dos juros. Para você ter uma ideia em 2018 a sua rentabilidade foi apenas de 6,61% e em 2019 o governo anunciou a queda para 4,5% até 2021.  

Essa diminuição da rentabilidade é um dos motivos para você sair da poupança e investir no mercado de ações. Além disso, outros motivos são:

  1. Rendimento apenas no aniversário 

A liquidez da poupança é diária, porém a sua rentabilidade não é. Esse é um dos motivos para você sair da poupança. O rendimento dela acontece apenas referente ao dia que você investiu o seu dinheiro pela a primeira vez. 

Supondo que o dinheiro foi investido na poupança no dia 12 de junho será apenas no dia 12 de cada mês que você receberá a sua rentabilidade.  Ela funciona de forma diferente de outros tipos de investimento como o Tesouro Selic.

  1. Pouca flexibilidade 

A poupança é o único produto que você irá investir no seu banco, o que é diferente do que investir em ações de quantas empresas você quiser ou investir no Tesouro Direto que também é um ótimo investimento. 

A diversificação das aplicações do seu dinheiro é uma das vantagens para montar um planejamento financeiro. 

  1. Taxa Selic continuará baixa

A taxa Selic continuará baixa até 2021 e com você já sabe o rendimento da poupança é de apenas 70% da Selic. No entanto, a previsão para o ano que vem é que ela seja de 5%. 

Conclusão 

Se você quer fazer o seu dinheiro render não é na poupança que ele deve ficar, pois com observou ele rende apenas 70% da Taxa Selic e como está baixa a sua rentabilidade não é alta e só acontece apenas uma vez por mês. 

Por outro lado investindo em ações você tem a oportunidade de lucrar mais quando as ações estiverem alta com a venda delas ou com as bonificações.

Post relacionado