GOOGLE ANALYTICS PARA BLOGS – Como integrar com WordPress e como usar

Aprenda como usar o Google Analytics para entender as métricas do seu blog com esse tutorial passo a passo!

💙 Como inserir códigos no WordPress: https://youtu.be/uiIlpw3UERw

00:00 Introdução
01:30 Criando uma conta no Google Analytics
06:26 Integrando o Google Analytics com o WordPress
10:13 Entendendo o painel do Google Analytics
12:21 Audiência no Google Analytics – Quem visita seu blog?
17:47 Aquisição no Google Analytics – De onde vem os acessos?
20:27 Comportamento no Google Analytics – Quais as melhores páginas?
23:00 Conclusões com os dados do Google Analytics
27:55 Home e real Time no Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas mais importantes que você vai usar no seu blog. É com ela que você vai conhecer melhor seus visitantes, e entender quais estratégias estão funcionando para aumentar seus acessos e vendas.

Muitas plataformas possuem métricas próprias, porém o Google Analytics é a opção mais confiável – e a que a maior parte dos anunciantes e plataformas de anúncios pede para comprovar seus números. Por isso, independente do seu blog ser no WordPress, Wix, Blogger, você precisa sim integrar com o Analytics.

E como fazer isso? É muito fácil. Basta entrar no site do Google Analytics, criar sua própria conta e cadastrar uma propriedade. Atualmente a ferramenta possui suporte para o Universal Analytics, e o Analytics 4. A minha sugestão ao se cadastrar é que você crie uma propriedade dos dois tipos, pois apesar da 4 ser a versão atual, ela ainda não é a mais utilizada, além de ser mais difícil de entender em um primeiro momento. Nesse tutorial, vamos usar o Universal Analytics.

Depois de criar a propriedade, basta inserir o código de rastreio, o tracking code, dentro do seu blog, usando o plugin Insert Headers and Footers, como já ensinei várias vezes aqui no canal. A partir desse momento, o Google Analytics vai estar coletando as informações sobre as visitas do seu blog.

Mas, quais são essas informações? Inúmeras, mas as mais importantes quando falamos de blogs são:

1️⃣ Audiência: quantos usuários visitaram seu blog, quantos deles são novos, quantas vezes eles acessaram, quantas páginas eles viram, quanto tempo eles ficaram por lá… Além de informações como faixa etária, gênero, interesses, e dispositivos utilizados.

2️⃣ Aquisição: de onde estão vindo seus visitantes? Do Google? Das redes sociais? Lista de email? É nessa parte que de aquisições que você descobre quais são as fontes do seu tráfego.

3️⃣ Comportamento: Quais são as páginas que estão trazendo os visitantes? Qual o caminho que ele percorre dentro do seu blog? Quais são as páginas em que ele sai do blog? Quais são as pesquisas que ele fez dentro do blog? Tudo isso está na parte de comportamento.

As informações dessas seções do Google Analytics podem te dar vários insights. Tem um post trazendo muitos visitantes? Que tal fazer algo parecido para outra categoria, ou escrever mais sobre esse assunto? O Google traz menos visitantes durante o final de semana? Talvez esse seja um bom momento para divulgar seu conteúdo nas rede sociais.

———

ASSISTA TAMBÉM:

– Google Search Console para blogs: https://youtu.be/ackgHxuRxvI
– SEO para blogs: https://youtu.be/w-R-AusD1Lw
– Como ter mais acessos no seu blog: https://youtu.be/nO2pr2rYllk

———

✨ SIGA O BLOGUEIRA INTELIGENTE NO INSTAGRAM: https://instagram.com/blogueira.inteligente

Deixe um comentário