ūüĒī 06 dicas para ECONOMIZAR durante a crise!

Inscri√ß√Ķes abertas para a Mentoria do Mil ao Milh√£o 4.0: https://r.oprimorico.com.br/facasuamatricula

– – – – – Existe coisa melhor do que economizar durante a crise? ūüôā

Redes Sociais:
BLOG – http://oprimorico.com.br
YOUTUBE (inscrever-se) – http://bit.ly/1S6WMoM
FACEBOOK (curtir p√°gina) – https://www.facebook.com/oprimorico
TWITTER: https://twitter.com/thiagonigro
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/thiago.nigro/
PODCAST: https://soundcloud.com/thiagonigro

1. Anote seus gastos

Dessa dica não tem como fugir, primos. Sei que, se você já acompanha faz um tempo o canal, já deve ter cansado de ouvir falar em anotar gastos. Mas eu preciso bater na tecla sempre.

Voc√™ tem sim que anotar, de algum jeito, o seu or√ßamento e os seus gastos mensais. Esse √© sempre o primeiro passo fundamental para voc√™ conseguir entender como pode economizar. √Č ele que vai guiar suas decis√Ķes se voc√™ tiver como cortar algum gasto desnecess√°rio.

Isso pode ser feito por uma planilha no excel, um aplicativo no celular, ou até mesmo no bom e velho papel e caneta. Mas precisa ser feito. Sem isso, você irá estar tateando no escuro.

2. Programas de Fidelidade (Dotz)

Em uma situação onde temos que evitar o máximo de gastos que podemos, os programas de fidelidade surgem como o grande salvador dos orçamentos.

Isso porque, veja, sabemos que inevitavelmente teremos que gastar uma parte da nossa renda para pelo menos nos manter. Os programas de fidelidade podem vir nesse cenário justamente para nos ajudar a ganhar com esses gastos, e não só perder dinheiro.

Eu, por exemplo, utilizo e gosto bastante do programa de fidelidade da Dotz.

Eu sempre usei bastante o cartão no dia-a-dia, e o tanto de pontos que eu acumulei por meio do Dotz me ajudaram a adquirir alguns produtos que eu estava precisando, pois estive de mudança de casa recentemente. Foi por meio da Dotz que eu adquiri alguns eletrodomésticos que estava precisando e consegui poupar um pouco do meu dinheiro para alocar no meu fundo de emergência.

Fora que, outra vantagem destes programas é que você não necessariamente precisa separar uma parte da sua renda mensal para conseguir alcançar um objetivo como uma viagem dos seus sonhos. Você consegue, ao invés disso, utilizar os pontos que você ganha, o que realmente faz total diferença!

3. Alimentação
Sim, alimentação. Em momentos como este, a alimentação, principalmente a fora de casa, pode ser um problema grande nas nossas vidas.

Eu, por exemplo, cansei de ver gente comprando valores absurdos, como 9 reais em um sanduba natural que você consegue fazer em casa por menos de 3 reais.

A alimenta√ß√£o tem que ser uma prioridade das nossas vidas, pois elas podem ditar muito a sa√ļde e a energia da nossa rotina, mas precisamos ter alguns cuidados para n√£o extrapolar.

Nesse sentido, uma dica que eu dou é fazer a famosa marmitona. Se você deseja economizar, ela é um ponto fundamental para não gastar demais.

E um adicional s√≥ para quem l√™ a descri√ß√£o: se est√° procurando fazer isso com sa√ļde, faz sentido procurar algumas faculdades de nutri√ß√£o. Algumas d√£o atendimento gratuito. ūüôā

4. Renda extra
Bom, quem acompanha o canal faz um tempo já sabe que eu sempre disse que a renda extra é uma opção, principalmente àqueles que não conseguem fazer a conta do mês bater.

Acontece que, em tempos de crise, é uma realidade: o trabalho informal cresce. Então, trabalhos temporários ou até mesmo bicos acabam tendo uma leve ascensão em momentos como esse.

A dica é simples: existem buffets, restaurantes, lanchonetes, enfim, vários estabelecimentos do gênero que acabam contratando pessoas para fazer trabalhos temporários, seja de períodos curtos ou por noites. E aqui é dar a cara pra bater.

Procure alguns lugares que possam te contratar, pegar o telefone, ligar a eles e ver como funciona para trabalhar l√°. Se voc√™ ainda tem um emprego, veja se √© poss√≠vel trabalhar em alguns finais de semana, por exemplo. √Č algo muito v√°lido para se conseguir alguns ganhos a mais para se manter at√© o pa√≠s come√ßar a crescer de novo.

5. Pechincha
O √ļltimo mas n√£o menos importante: a pechincha.

√Č fato que muita gente acaba tendo vergonha na hora de pechinchar, mas a pechincha acaba sendo um fator muito positivo para quem quer economizar alguns trocados, principalmente quando vai se pagar algo √† vista.

Num cenário onde as vendas estão difíceis, o espaço para pechinchar acaba sendo aberto. Cheque os preços, dê uma comparada, e, quando escolher o lugar que você achou o preço mais em conta, ainda veja a possibilidade barganhar um pouco mais.

Provavelmente a diferença não vai ser tanta, mas o mantra é o mesmo: de pouquinho em pouquinho você chega lá!

Deixe um coment√°rio